(11) 2984-1155 Fale conosco

Quais são os desafios do Ensino Fundamental?

Cristiana Bonamin | Coordenadora Pedagógica

A educação é o ponto mais importante para a construção de uma sociedade responsável, onde os cidadãos não apenas acumulem informações, mas saibam lidar com cada uma delas e transformá-las em conhecimento para resolver problemas e tomar decisões, de forma proativa e questionadora.

A BNCC explicita que as decisões pedagógicas devem estar orientadas para o desenvolvimento de competências, com a indicação clara do que os alunos devem “saber” e, sobretudo, do que devem “saber fazer”.

E essa também é uma preocupação do nosso Colégio, que implementou aulas de Vivência até o primeiro ano do Ensino Fundamental, para que o “saber fazer” seja no concreto, levando o aluno à compreensão e construção do conhecimento.

Nas séries iniciais, o desafio maior está na alfabetização, que é o foco integral da ação pedagógica nos dois primeiros anos das aulas de Português, proporcionando aos estudantes uma inserção na cultura letrada através de novas experiências, criando diversas oportunidades de expressão e despertando autonomia e protagonismo dos estudantes.

O letramento matemático é outro desafio, onde “não basta só aprender conceitos, mas também usar esse conhecimento em problemas da vida real, ser criativo, ter pensamento crítico”, segundo Katia Smole Stocco, doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de ensino de Ciências e Matemática.

A formação do sujeito também não pode ficar de lado, e as aulas de Humanidade, introduzidas em nosso Colégio da Educação Infantil ao Ensino Médio, trazem para a sala de aula um momento de autorreflexão, descobertas, que contribuirão no desenvolvimento do cidadão crítico e participativo na sociedade.

Outro ponto fundamental que a BNCC traz é a visão de continuidade do aprendizado, estabelecendo uma ligação direta da Educação Infantil com o Ensino Fundamental, e do Ensino Fundamental com o Ensino Médio, preenchendo uma lacuna na transição dos dois ciclos. E para contemplar essa necessidade, nossos professores se debruçaram na elaboração de Matrizes de Conteúdo, onde puderam ter uma visão completa de onde os conteúdos se iniciam e finalizam.

Os anos finais do Ensino Fundamental, no entanto, direcionam-se cada vez mais para a intenção de concretizar a autonomia e o protagonismo dos estudantes, preparando-os para o ingresso no Ensino Médio. 

Dentre as novidades que também se destacam em nosso currículo neste ano estão as aulas de Letramento Digital, com a Metodologia OPEE, por meio do material de apoio de Léo Fraiman, mestre em Psicologia Educacional e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. O objetivo desse conteúdo é oferecer uma contribuição significativa para a formação de nossos alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental, com foco na construção de projetos de vida sustentados em eixos fundamentais, como o autoconhecimento, a inteligência emocional e a atitude empreendedora.

Além de tudo isso, o aprimoramento do estudo da língua inglesa é mais uma importante busca de nosso Colégio. Pensando em melhorar o desenvolvimento das habilidades ligadas a esse idioma, inserimos em nosso programa a Certificação Cambridge e, consequentemente, uma reestruturação no conteúdo trabalhado, envolvendo a escolha de novos materiais e formações contínuas de nossos professores. Neste ano, a certificação será para os alunos do 3º, 5º e 7º anos.

Como podemos perceber, os desafios são grandes, mas a certeza de que esse é o melhor caminho para nossos alunos faz com que nos motivemos cada vez mais.

Conheça o Curso do Ensino Fundamental do COSIN: Clique aqui!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home