(11) 2984-1155 Fale conosco
O gênio Isaac Newton

O nome do colégio é uma homenagem ao gênio Sir Isaac Newton (1643-1727), físico, matemático e astrônomo inglês que revolucionou os conhecimentos científicos da humanidade, abrindo as portas para a ciência moderna. Isaac Newton teve seus “anos admiráveis”, como ficou conhecido seu maior período de produção científica, entre 1665 e 1667, quando foi obrigado a ficar recolhido em sua pequena aldeia natal de Woolsthorpe, por conta da peste que assolava a Inglaterra naqueles anos. Em reclusão, estudou e esquematizou importantes teorias que viriam dar o nascimento a descobertas fundamentais, como a Lei da Gravitação, a decomposição da luz solar no espectro e os anéis coloridos das lâminas delgadas.  E entrou para a história como o fundador da mecânica clássica. 
 
Uma de suas observações mais famosas é a da maçã caindo no chão. Este simples fato o levou a pensar então que haveria uma força puxando a fruta para a terra, e que essa mesma força poderia, também, estar puxando a lua, impedindo-a de escapar de sua órbita. Nascia daí seu seguinte princípio – “A velocidade da queda de um corpo é proporcional à força da gravidade e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da Terra”. Ao determinar o princípio da gravitação universal, Isaac Newton elimina a dependência da ação divina nas análises e influência profundamente o pensamento filosófico do século XVIII.  

Em 1669, Isaac Newton dedicou-se especialmente à ótica e formulou sua teoria das cores, com mais descobertas surpreendentes, como fenômeno da refração luminosa, que o levou a projetar um telescópio refletor, cujos princípios são utilizados até hoje na maioria dos telescópios.     

A convivência com o grande astrônomo Edmond Halley o levou a escrever, em 1686, uma de suas principais obras, com o título Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, na qual baseado na Lei da Gravitação, explica a mecânica de Galileo. Dividida em três partes, a obra formula definições, expõe a Lei da Inércia, introduz a noção de massa, força, e o princípio da igualdade entre ação e reação, as regras da aceleração, movimento dos corpos num meio resistente, delineando a hidrodinâmica, entre outras teorias fundamentais. Em 1707, outra obra importante foi publicada – Aritmética Universal ou Sobre a Composição e Resolução Aritméticas na qual, entre outras coisas, estabelece os fundamentos do cálculo infinitesimal.
      
Isaac Newton faleceu em 20 de março de 1727 e foi sepultado na abadia de Westminster, em Londres, recebendo um dos maiores monumentos ali existentes.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
  • Receba nossa Newsletter:
  • Nome
  • Email