(11) 2984-1155 Fale conosco

A Matemática está em tudo

Alexandre Beltramini | Coordenador de Matemática

Sem percebermos, a Matemática está inserida constantemente no nosso dia-a-dia, pois, em muitos momentos, fazemos uso do raciocínio lógico e abstrato.

Ao acordarmos, já nos deparamos com horas, dias da semana, no café, a elaboração de uma simples receita de bolo, onde podemos notar as unidades de medidas, e até mesmo para atravessar a rua com segurança, calculamos a distância e o tempo.

A Matemática é uma das áreas de conhecimento mais antiga e fascinante. É bem provável que tenha surgido antes mesmo da escrita e estava presente desde as primeiras civilizações. Seu estudo começou de maneira simples e todos os povos desenvolveram suas próprias formas de contar números. Sem exagero, o “zero” é uma das maiores e mais importantes invenções do ser humano. A partir daí, suas aplicações foram aumentando e se tornando cada vez mais complexas.

Vista há muito tempo como o grande bicho papão das escolas, precisamos ter a Matemática como nossa aliada e amiga, já que é um instrumento facilitador no nosso dia-a-dia.

Esse vem sendo o grande desafio do COSIN, onde o foco é fazer o aluno perceber que a Matemática não é simplesmente resolver contas. Cada vez mais levamos para nossos alunos uma linguagem contextualizada, que possibilitará a eles fazer uma leitura matemática, interpretar situações-problema e aplicar adequadamente as quatro operações.

O ponto principal está no trabalho com essa leitura e no raciocínio lógico com início na Educação Infantil. Vamos despertando o gostar, ao invés de reforçar o medo da Matemática, tão comum em nossa sociedade. E como?

Com aulas onde trabalhamos a parte concreta, lúdica e com situações do cotidiano. Incentivamos, também, nossos alunos a participarem das Olimpíadas de Matemática.

Nesse ano participamos da Olimpíada Canguru, onde conseguimos 1 medalha de prata, 1 de bronze e 5 honras ao mérito. Ainda participaremos da segunda fase da OBMEP.

Por fim, a Matemática tem papel essencial em nosso cotidiano. Sem dúvida, a capacidade de fluência matemática é a base para a compreensão conceitual, o raciocínio lógico e a resolução de problemas em muitas áreas do conhecimento e diferentes atuações que, nessa perspectiva, deve considerar a necessidade de vincular a escola à vida.

Leia mais em nossa seção: "Abre Aspas"

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home