(11) 2984-1155 Fale conosco

Quais são os desafios da Educação Infantil?

Yone Peloso | Coordenadora Pedagógica

Com base na nova BNCC, a educação Infantil, primeira etapa na educação básica, é o início e o fundamento do processo educacional. A ação pedagógica está pautada nas características e nas peculiaridades de cada faixa etária. Uma das especificidades é a compreensão do modo como elas se expressam, se comunicam, experimentam e brincam, ou seja, aprendem sobre o mundo que as cercam.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil, é por meio das interações e das brincadeiras que as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização. As interações e as brincadeiras são tão importantes na aprendizagem e no desenvolvimento infantil que são consideradas, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica, os eixos estruturantes das práticas pedagógicas.A Base Nacional também apoia o trabalho com as interações e brincadeiras, e apresenta seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento para assegurar as condições de aprendizagem na Educação Infantil, são eles: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

As crianças, de 03 a 05 anos, estão em fases diferentes, e os seus interesses e necessidades também são diferentes. Cada criança possui maneiras próprias de criar significados e de aprender. Elas são curiosas, aprendem pela imitação e pela interação; movimentam-se e comunicam-se por meio do brincar. É através da brincadeira que as crianças aprendem a se organizar, a ter autoconfiança, a respeitar regras, a respeitar o outro, a ter criatividade, e a se comunicar com o mundo ao seu redor.

Portanto, pensar em aprendizagem na educação infantil é, pensar no desenvolvimento físico-motor; no desenvolvimento emocional; no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento social.

O COSIN tem grande influência na construção desses valores para que as crianças possam refletir sobre as suas próprias atitudes e reconheçam os sentimentos que movem suas ações. O Colégio promove a busca da qualidade da ação educativa com profissionais que gostam e acolhem as crianças; resguarda o brincar; mantém uma postura inclusiva e afetiva; sabe ouvir, planejar e avaliar.

Neste ano, a disciplina de Circo veio para complementar o nosso trabalho pedagógico promovendo experiências significativas de aprendizagem. Humanidade irá oportunizar momentos de reflexão sobre os valores, convivência, organização, desenvolvendo a percepção da criança sobre o mundo escolar, formando seres autônomos, criativos, respeitando ao próximo e a si mesmos.

Conheça o Curso da Educação Infantil do COSIN: Clique aqui!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home