Alfabetizar é...
ALFABETIZAR É...
A ALFABETIZAÇÃO PODERIA SER DEFINIDA COMO A AÇÃO DE ENSINAR E DE APRENDER A LER E A ESCREVER. POR TRÁS DESTA SIMPLES DEFINIÇÃO, NO ENTANTO, ESTÃO PRESENTES COMPLEXOS PROCESSOS COGNITIVOS E AFETIVOS QUE ENVOLVEM DESDE A APRENDIZAGEM DO SISTEMA DE ESCRITA ATÉ OS PROCEDIMENTOS DE LEITURA.
NESTA PERSPECTIVA, A ALFABETIZAÇÃO PRESSUPÕE A COMPREENSÃO DAS FUNÇÕES SOCIAIS DA ESCRITA E DO MODO QUE ELA REPRESENTA A LINGUAGEM, LEVANDO O SUJEITO AO SEU USO EFETIVO E COMPETENTE NAS DIVERSAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA.
A CRIANÇA, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, BUSCA DIFERENCIAR SEUS TRAÇOS DO DESENHO; EM SEGUIDA, COMEÇA A ESTABELECER CRITÉRIOS QUANTITATIVOS E/OU QUALITATIVOS, ISTO É, ENTENDE QUE PARA UMA PALAVRA TER SENTIDO É NECESSÁRIO UM NÚMERO MÍNIMO DE LETRAS E QUE ESTAS NÃO PODEM SE REPETIR EM UMA SEQUÊNCIA; POR FIM, PASSA A ESTABELECER RELAÇÃO ENTRE A ESCRITA E O SOM.
A ALFABETIZAÇÃO É UMA FASE DE LIBERTAÇÃO DA CRIANÇA, PORTANTO A AQUISIÇÃO DA ESCRITA NÃO PODE SER ENTENDIDA COMO UM RECURSO MERAMENTE INSTRUMENTAL. ALFABETIZAR É OFERECER AO ALUNO A OPORTUNIDADE DE SE EXPRESSAR EM UM SISTEMA COMPLEXO DE COMUNICAÇÃO, QUE ENVOLVE AS LINGUAGENS ORAL, GESTUAL, SONORA E ATÉ MOTORA. É O QUE DEFENDE A DOUTORA EM EDUCAÇÃO E PROFESSORA DA USP, SILVIA COLELLO.
DE ACORDO COM SILVIA, O IDEAL NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É FAVORECER A REVISÃO DOS CONTEÚDOS ENSINADOS; SUAVIZAR A PASSAGEM, POR VEZES MUITO BRUSCA, DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL; FLEXIBILIZAR O TEMPO PREVISTO PARA A APRENDIZAGEM DA ESCRITA E DE OUTROS CONTEÚDOS DAS SÉRIES INICIAIS E CONTRIBUIR PARA O AJUSTAMENTO DAS PRÁTICAS ESCOLARES, BUSCANDO A SINTONIA ENTRE O COMO SE ENSINA E O COMO SE APRENDE.
Fonte: Alfabetização – especial guia prático para professores. Editora Lua.