(11) 2984-1155 Fale conosco

Certificação Cambridge

É de conhecimento geral que o estudo de novos idiomas é importantíssimo para as esferas pessoais, acadêmicas e profissionais. Da mesma maneira, é recomendável que a língua estrangeira seja apresentada ainda cedo, e nada mais adequado do que o período escolar.

De acordo com estudo divulgado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a melhor idade para iniciar os estudos de um novo idioma é até os 10 anos.

Sendo assim, as escolas de ensino básico têm um compromisso ainda maior no ensino de idiomas; e os estudantes, por sua vez, a oportunidade de aprender uma nova língua em um único ambiente.

Os segredos para o estudo de uma nova língua estão em sua regularidade e dedicação, mas também em uma metodologia eficiente e reconhecida pelo mercado.

Pensando nisso, o COSIN introduziu a Certificação Cambridge ao ensino de inglês. Cambridge English é uma abordagem ímpar de ensino, aprendizagem e avaliação de inglês. Une as experiências e conhecimentos de Cambridge English Language Assessment e Cambridge University Press. A proposta Cambridge no COSIN objetivou uma atitude positiva em relação aos testes e o desenvolvimento das quatro habilidades exigidas: ler (read), escrever (write), ouvir (listen) e falar (speak).

Além do ensino regular, a introdução da Certificação Cambridge no Colégio oportunizou o ensino da língua estrangeira para alunos que tenham interesse em realizar intercâmbios e alinhar a disciplina aos alunos de outros países, observado, sobretudo no Ensino Fundamental I do COSIN.

Sendo assim, no primeiro ano, o COSIN introduziu a Certificação para os 3º Anos – ‘Starters’, 5º Anos – ‘Movers’ e 7º Anos – ‘Flyers’.

A avaliação de certificação, a ser realizada no segundo semestre, exige um bom aproveitamento de todas as habilidades do idioma, entretanto, o ouvir, requer maior cuidado e atenção. Atividades com áudio de conversas e apresentações de poemas (listening) são realizadas periodicamente, e encaradas pelos alunos como o ‘grande vilão’ da língua, como qualifica Lilian Biagio, professora coordenadora da Certificação Cambridge no COSIN. Embora não seja a habilidade preferida dos estudantes, Lilian minimiza as dificuldades. “O que eu tenho feito é mostrar para eles que é possível, basta que a gente consiga colocar em prática aquilo que eu sei como professora e o que eles estão dispostos a aprender.”

Juliana Carneiro, diretora do COSIN, demonstra otimismo com a primeira avaliação da Certificação Cambridge, a ser realizada no segundo semestre, e qualifica o trabalho já realizado. “A gente tem a expectativa de que a primeira avaliação seja um norte para todos nós, mas já estamos trabalhando para certificá-los muito bem”.

Quando questionada sobre a mesma expectativa da primeira avaliação, Lilian Biagio sente-se à vontade e explica como em se estivesse em aula. “O verbo modal ‘can’ tem quatro funções absolutamente importantes. Com ele, você demonstra capacidade, habilidade, permissão e possibilidade. Então, a escola está nos dando a possibilidade de fazer, consequentemente, os alunos estão me dando permissão para ensinar. Eu estou mostrando para todos eles que somos todos capazes. A partir do momento que eles acreditam que eu sou capaz de treiná-los para desenvolver as 4 habilidades, nós teremos sucesso na certificação de nossos alunos. Yes, we (Sir Isaac Newton) can”, brinca.

Receba este e outros conteúdos pelo APP COSIN!

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home