(11) 2984-1155 Fale conosco

O que é Letramento Digital?



Você sabe dizer como as crianças estão utilizando a internet?

Criança e tecnologia é uma combinação que ganha cada vez mais destaque na mídia e exige ainda mais atenção das famílias e das escolas. A internet é rica de ambientes interessantes para o ensino e entretenimento infantil, mas é imprescindível a supervisão.

As novas gerações cada vez mais brincam isoladas em seu próprio quarto, em frente às telas, em um movimento já previsto por David Buckingham, professor, escritor e consultor especializado em jovens, mídia e educação.

“O principal lugar de lazer da criança foi deslocado dos espaços públicos (como as ruas) para os espaços familiares (a sala de estar) e daí para os espaços privados (o quarto de dormir). (BUCKINGHAM, 2006, p. 105)”.

O novo ambiente do brincar infantil resulta no isolamento, que gera, por consequência, atitudes perigosas de mau uso da internet, tais como o cyberbullying (ações de violência ou provocações realizadas no ambiente virtual).

Tendo em vista a carência de instrução de como navegar no mundo virtual, a disciplina de letramento digital, implantada neste ano no COSIN, tem por objetivo reeducar o comportamento digital dos alunos, ou seja, conscientizar sobre os riscos do mundo virtual, reduzir a carga de uso e instruir quais seriam os comportamentos saudáveis e não saudáveis do uso tecnológico.

Além disso, a disciplina, aplicada do 6º ao 9º Ano do Ensino Fundamental, foi pensada para combater temas como bullying e cyberbullying, movimentos recorrentes desta faixa etária. Além das provocações do ambiente virtual, a disciplina aborda temas como: linguagem social, amizades nas redes sociais e proteção de dados.

Cristiana Bonamin, coordenadora do Ensino Fundamental II, justifica a inserção da nova disciplina e de seu conteúdo. “Observamos que, anteriormente, com a disciplina de Informática, os estudantes aprendiam muito a parte teórica sobre os equipamentos, suas funções, mas não aprendiam como utilizar e suas consequências, especialmente quanto às postagens. Então, esse foi o enfoque: trazer um conteúdo mais relacionado ao dia a dia deles, e que eles possam utilizar para toda a vida”.

Entretanto, o conteúdo anterior não foi abandonado, mas na verdade repensado e integrado a projetos interdisciplinares, como Humanidade. Por exemplo, na produção de atividades que devem seguir as normas da ABNT: Letramento Digital apresenta-se enquanto instrumento e ferramenta; e Humanidade, no objetivo e proposta da atividade.

Marcos Vinicius, professor da disciplina de Letramento Digital no COSIN, avalia positivamente a implantação do novo componente curricular. “Eu estou gostando bastante. Foram colocadas algumas outras ferramentas tais como as apostilas e o aplicativo Google Sala de Aula. Por meio do aplicativo eu consigo gerenciar o que eles fazem, passo tarefas e sanar dúvidas, em tempo real, e a qualquer momento”.

Letramento Digital é, sobretudo, uma disciplina moderna e ligada ao seu tempo. E o segredo está no acompanhamento dos movimentos nas redes e no comportamento infanto-juvenil no ambiente tecnológico.

Receba este e outros conteúdos pelo APP COSIN! 

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home