(11) 2984-1155 Fale conosco

Outubro Rosa / Novembro Azul

Mª Augusta Rodrigues | Coordenadora de Ciências

Durante as noites dos meses de outubro e novembro, diversos prédios e monumentos históricos nos chamam a atenção, pois são iluminados com cores rosa e azul. Iniciam-se, assim, dois movimentos internacionais de conscientização em prol da saúde de homens e mulheres: Outubro Rosa e Novembro Azul.

O Outubro Rosa é um movimento internacional que ocorre durante todo o mês de outubro para a conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, através de palestras, movimentos sociais e campanhas na tv e na internet.

A campanha chama a atenção das mulheres para a necessidade do autoexame e da importância de fazer a mamografia. Esse tipo de câncer é o segundo mais frequente no mundo. No Brasil, o número de mortes continua em alta devido ao grande número de diagnósticos da doença em estado avançado. A maior incidência ocorre após os 35 anos, mas é mais comum nas mulheres após os 50 anos.

Como surgiu o Outubro Rosa?

A história do Outubro Rosa começou nos Estados Unidos, com uma organização chamada Fundação Susan G. Komen for the Cure. Em 1990, em Nova Iorque, foi realizada a primeira Corrida Pela Cura, um movimento de prevenção ao câncer. Nesta corrida, a Fundação distribuiu laços rosa aos participantes e, a partir deste momento, foi realizada todos os anos com distribuição dos laços rosa, símbolo da campanha.

A campanha Outubro Rosa chegou ao Brasil em 2002, quando um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, e com o apoio de empresas, iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em São Paulo, chamando atenção da mídia e dando início a uma campanha forte no país.

As campanhas educativas do Novembro Azul chamam a atenção para os homens que buscam cada vez mais orientações sobre o diagnóstico do câncer de próstata.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de cultura em relação à ida do homem ao médico e, apesar da campanha ter começado no Brasil com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

Se diagnosticado cedo, o câncer de próstata tem muito mais chances de cura, reforçando ainda mais a busca e o incentivo das campanhas em apoio ao combate e prevenção precoce desta doença.

Todos os anos, oficialmente, 21 países preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de alertar os homens sobre os cuidados com a saúde.

Como surgiu o Novembro Azul?

Sua origem se deu na Austrália, no ano de 2003, em aproveitamento às comemorações do dia mundial de combate ao câncer de próstata, data comemorada no dia 17 de novembro.

Em muitos países, o Novembro Azul é marcado por inúmeras reuniões entre homens, sempre tratadas com seriedade e, ao mesmo tempo, com muito bom humor, nas quais alguns homens aderem ao cultivo de grandes bigodes, símbolo do movimento, para discutirem sobre assuntos relacionados à saúde masculina, como câncer de próstata, nos testículos, depressão, e bem estar.

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

No Colégio Sir Isaac Newton, não poderia ser diferente. Fitinhas rosa e azul são distribuídas aos alunos, professores e funcionários, nos meses de outubro e novembro. Durante as aulas de Biologia, há a conscientização dos nossos alunos em relação aos cuidados com a saúde da mulher e do homem e o esclarecimento de como o diagnóstico precoce dessas duas doenças pode diminuir o número de mortes. Estimulamos os alunos a participar de campanhas como a Corrida e Caminhada contra o Câncer de Mama, evento que, desde 1999, é realizado pelo IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer.

Dessa forma, acreditamos que esse trabalho desenvolvido em nosso Colégio desperte a conscientização dos nossos alunos para duas doenças que podem ser curadas em mais de 90% dos casos se diagnosticadas em fase inicial.

Leia mais em nossa seção: "Abre Aspas"

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home