Comunicado nº 01/2019
São Paulo, 04 de fevereiro de 2019.
Comunicado n.º 01/ 2019
Para: Ensino Fundamental e Ensino Médio
Assunto: Bilhete Único Estudante/ UMES
Prezados Pais, Responsáveis e Alunos,
De acordo com comunicado recebido pela SPTrans, informamos que, em virtude do Convênio de Integração Operacional e Tarifária firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura do Município de São Paulo para o ano letivo de 2019, o Bilhete Único Escolar será unificado (SPTrans, Metrô e CPTM).
O/a aluno/a e/ ou responsável deve manifestar, na Instituição de Ensino, seu interesse em obter o benefício, pessoalmente na secretaria do Colégio, via formulário, ou pelo site do Colégio. A Instituição enviará à SPTrans um arquivo eletrônico contendo os dados de sua matrícula para processamento. Após esse procedimento e a confirmação da matrícula no sistema SPTrans – prazo de 2 (dois) dias, o/a aluno/a já poderá solicitar o seu benefício através do site da SPTrans. Somente após a confirmação da matrícula na SPTrans, o/a aluno/a terá acesso ao sistema de solicitação do benefício.
Assim, com apenas um cartão Bilhete Único Estudante/UMES e respeitando os critérios estabelecidos para aquisição de cotas (é destinado aos alunos que utilizam transporte coletivo entre a residência e a instituição de Ensino, cuja distância seja superior a 1 Km, tendo como base de informação o endereço residencial constante no requerimento de matrícula do aluno), os estudantes poderão utilizar os respectivos meios de transporte da SPTrans, Metrô e CPTM.
- Bilhete Único Estudante/ UMES: valor equivalente a 7 (sete) tarifas vigentes de ônibus.
Resumo do Procedimento:
1. Preencher solicitação junto à secretaria do Colégio ou pelo site www.cosin.com.br.
2. Acessar o site www.sptrans.com.br após 48 horas ou ligar para o número 156 para saber se o cadastro foi liberado.
3. Requerer a Carteira nos postos autorizados, devendo apresentar:
1 fotografia 3X4 recente;
1 cópia da Cédula de Identidade (RG) ou Protocolo.
OBS.: O aluno deverá preencher o cadastro com o seu próprio número de CPF.
Dúvidas e orientações estão disponíveis pelo telefone 156 ou nos sites da SPTrans: www.sptrans.com.br, Metrô: www.metro.sp.gov.br e CPTM: www.cptm.sp.gov.br.
Atenciosamente,